AMIGOS QUE ME SEGUEM

quarta-feira, 6 de março de 2013

O que é Legado


O que é Legado

Na verdade legado pode ter ao menos 2 significados e todos são importantes para explicar o que Jesus deixou para nós;
·                     Legado pode significar um emissário ou um encarregado de executar alguma função por delegação, isto é, alguém delegado (ordenado, enviado) a realizar uma obra. Confere com Mateus 28:19 - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
·                     Juridicamente dizendo, legado é semelhante a herança, isto é, àquilo que alguém deixa para outro. Confere com João 14:12 - Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.
O legado de Jesus foi deixado pelo seu exemplo de vida e ensinamentos e ainda, no dia de pentecostes, ele cumpriu sua promessa enviando o Espírito Santo e dando a igreja poder para fazer a Sua obra.

A palavra LEGADO vem do latim “legatus”, embaixador, enviado. Na antiga Roma, era um general que comandava uma legião de soldados ou uma província. Também é o patrimônio econômico, cultural e valores que alguém transmite a outra pessoa, a outra geração.

Legado é uma disposição feita em um testamento para benefício de outra pessoa, é deixar algo, de valor ou não, para outra pessoa.

LEGADO - Disposição feita por testamento em benefício de alguém.

LEGADO - Aquilo que se deixa por testamento a quem não é herdeiro forçoso ou principal.

LEGADO - O que é transmitido a outrem que vem a seguir.

LEGADO - aquilo que se transmite a outros

O legado de Jesus Cristo para sua igreja

1-1    Os quatro evangelho tem como objetivo mostrar Jesus de quatro maneiras distintas: Mateus, O Messias prometido a Israel, Marcos, O Servo fiel ao qual devemos ser igual, Lucas, O Homem perfeito, João, O Filho de Deus O esperado das nações.
Há quem despreze a parte histórica da Bíblia como algo chato de se ler e até mesmo sem importância;
O que muitos cristão consideram sem importância é a chave para que os céticos justifiquem a Bíblia por se apoiar em eventos históricos registrados em vários outros livros seculares;
O relato da genealogia de Jesus é comprovado pela história e arqueologia o que pesa a favor da Bíblia Sagrada.
Evangelho fabulosos ou pseudo evangelho foram escritos nos séculos I e II sem a inspiração do Espírito Santo e contavam histórias da infância de Jesus totalmente sem fundamentos. Observe abaixo um trecho do evangelho de Tomé (que não era o apóstolo de Jesus):
Dias depois, encontrava-se Jesus brincando num terraço. Um dos meninos que estavam com ele caiu do alto e morreu. Os outros, ao verem isso, foram-se embora e somente Jesus ficou. Pouco depois chegaram os pais do morto e puseram a culpa nele.
Disse-lhes Jesus:
Não, não. Eu não o empurrei.
Apesar disso, eles o maltrataram. Jesus deu um salto de cima do terraço, vindo cair junto ao cadáver. Pôs-se a gritar bem alto:
Zenon — assim se chamava o menino, — levanta-te e responda-me: fui eu quem te empurrou?
O morto levantou-se num instante e disse:
Não, Senhor. Tu não me jogaste, porém me ressuscitaste.
Ao ver isso, todos os presentes ficaram consternados . Os pais do menino glorificaram a Deus por aquele maravilhoso feito e adoraram a Jesus.”
1-2A doutrina de Jesus causa impacto em todos os tipos de sociedade, foi o melhor interprete para: amor, paz, aceitação, solidariedade, zelo, cuidado, santidade, fé. Seus exemplos são incomparáveis e incontestáveis.
“Tocava profundamente as pessoas através do seu ensino, a partir de coisas comuns, a vida de seus ouvintes”: Temos aqui o exemplo de como Jesus ensinava a Sua vontade aos ouvintes. Ele usava palavras simples, coisas do cotidiano (oliveira, azeite, dracma...) e as pessoas entendiam com MUITA facilidade.
Vivemos dias de pregadores que usam palavras de ordem, termos enlatados e chegam a modificar a voz de forma a assustar os ouvintes, não foi este o legado de Jesus;
Um grande exemplo de seu poder de ensinar esta no Sermão da Montanha.
1-3 O mundo anseia por algo e este algo se resume a estabilidade: financeira, saúde, emocional, conjugal, e enfim vida sossegada, mas Jesus prometeu muito mais que isto, e é verdade que passados mais de dois mil anos quem o segue crê em tudo o que Ele prometeu.
Pergunta: alguém crê na nossa pregação?
Senão creem, qual é a resposta?
É da natureza humana a busca de ídolos, imagino que se Jesus deixasse escritos de Sua autoria, muitos iriam cultuar mais o livro do que o autor, mas coube a homens como eu e você, inspirados pelo Espírito Santo a nobre missão de relatar os acontecimentos que compõem o cânon sagrado;
Jesus deixou todos os ensinamentos e orientações necessárias para que a igreja mantivesse impoluta até o dia de hoje;
E quanto a nós? Creio que temos que responder esta pergunta para nós mesmos.
2-1 Justificação em Jesus é receber de Deus o perdão mediante a fé de que somente Jesus é capaz de tomar o lugar de oferta sacrificial.
A salvação da alma humana – Este é o maior legado, a maior herança que Jesus deixou. É importante lembrar que a Bíblia afirma que todos pecaram, e afirma também que o salário do pecado é a morte, sendo assim, todos estávamos condenados à morte.
Outro ensinamento que tiramos destas afirmações é que o preço das nossas almas somente seria pago mediante a morte. A questão é que ninguém seria digno de morrer por outra pessoa e nem mesmo por si próprio, por isto Jesus se entregou por nós como cordeiro sem defeito, homem puro no qual jamais se achou pecado.
Importante lembrar que a salvação é pela graça e não pelas obras para que ninguém se glorie.
Este sem dúvida é o assunto principal da Bíblia e deveria ser o tema principal no púlpitos protestantes, infelizmente não é isto que estamos vendo.
2-2 A vida terrena quando bem vivida é muito boa, mas a vida eterna com Deus é uma dadiva indescritível e somente a salvação por meio do Senhor Jesus nos pode proporcionar tamanha benção.
São bênçãos espirituais que servem para o espírito do homem. Devemos tomar cuidado com as pregações voltadas para o homem, para sua alegria terrena e sua prosperidade física e financeira apenas, tudo isto é consequência das bênçãos espirituais e não causa;
Lembre-se que um coração alegre formoseia o rosto;
Paz: Somente quem conhece a Cristo e recebe o Espírito Santo em seu ser é capaz de disfrutar da verdadeira paz (Jo 14.27);
Esperança eterna: Sem dúvida o maior regozijo do crente é saber que um dia seu Senhor “o chamará bem vindo...”;
Proveito das tribulações: As tribulações para o crente são verdadeiras escolas espirituais que lhes dão experiências únicas com Deus e fortalecimento espiritual;
Salvos da ira: Isto é, da grande tribulação que em breve assolará esta terra.
2-3 Os conceitos apresentados por Jesus são os mais inspiradores para criações de leis cíveis em todas as sociedades que se dizem civilizadas.
Código de Hamurabi: Representa um conjunto de leis escritas, sendo um dos exemplos mais bem preservados desse tipo de texto oriundo da Mesopotâmia. Acredita-se que foi escrito pelo rei Hamurábi, aproximadamente em 1700 a.C.. Foi encontrado por uma expedição francesa em 1901 na região da antiga Mesopotâmia correspondente a cidade de Susa, atual Irã. Foi escrito antes da lei de Moises;
Código de Manu: Constitui-se na legislação do mundo indiano e estabelece o sistema de castas na sociedade Hindu. Redigido entre os séculos II a.C. e II d.C. em forma poética e imaginosa, as regras no Código de Manu são expostas em versos.
O Código espiritual deixado por Jesus transcende em muito os velhos códigos por pregar o amor a Deus e ao próximo.
3-1 A nova realidade é que agora somos serenos e não permitimos que as nossas preocupações e necessidades, vontades e desejos não se tornem em ansiedades.
Livre de verdade, esta é a verdadeira vida com Cristo;
As tentações continuam, mas o homem é livre para dizer não ao pecado, antes era escravo dele;
As dificuldades vêm, mas agora o homem é livre e tem a esperança de uma eternidade sem sofrimento com Cristo;
3-2 O plano oferecido por Jesus é simples: quanto mais compartilharmos mais receberemos.
Galardão: Trata-se de recompensas ao Cristão pela sua conduta nesta terra e pelo seu trabalho para o reino do Senhor;
Não fomos chamados para esquentar banco de igreja, antes todos temos uma comissão – ide e fazei discípulos. Este “ide” pode ser realizado de várias formas, com um bom testemunho, pregando o evangelho, louvando ao Senhor, discipulando, ofertando, fazendo missões... Qual a sua forma de cumprir o “ide” de Jesus?
3-3 É digno de nota que discípulos do Senhor Jesus são dotados de autoridade divina para intervir com acontecimentos extraordinários (milagres).
Os sinais acompanham aos que creem. O maior milagre na vida de um homem é o arrependimento e a conversão, seguido a eles, vemos pessoas libertas de vícios, condutas imorais, de enfermidades e influências malignas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário