AMIGOS QUE ME SEGUEM

terça-feira, 2 de dezembro de 2014


QUAL É A TUA POSIÇÃO?
QUAL É O SEU NOME?

Texto bíblico - Mateus 20:16aAssim os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros;



INTRODUÇÃO:
Os textos sinóticos da reflexão são: ressurreição da filha de JAIRO, e a cura da MULHER do fluxo de sangue.
A narrativa destes milagres da ressurreição da filha de JAIRO, e a cura da MULHER do fluxo de sangue, encontramos nos evangelhos sinóticos:
Em Mateus 9.18-26; Marcos 5.21-43 em Lucas 8.40-56.
Vamos citar pelo menos um para termos uma idéia do acontecido; Marcos 5,21-43:Vemos aqui duas historias, de duas pessoas precisando de um milagre cada um para sua vida.Nos textos paralelos de Marcos e Lucas (Mc 5.21-26; Lc 8.40-52) nos é informado que o nome de uma dessas pessoas chefe da sinagoga era JAIRO.A história da ressurreição da sua filha está entrelaçada com a da cura da MULHER que sofria de hemorragia, porque esta cura foi efetuada pelo SENHOR quando se encontrava a caminho da casa de JAIRO.Duas pessoas que nos chama atenção;
A primeira tinha um nome, era uma pessoa importante na sociedade, tinha grande influência diante das pessoas da sua sinagoga, seu nome era JAIRO;(Marcos 5:22)(E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés,)JAIRO, chefe da Sinagoga, Homem culto, poderoso e com muitos títulos universitários.
JAIRO era um profissional inteligente, famoso, admirado e rico.
A segunda não tinha um NOME, não era uma pessoa importante na sociedade, não tinha grande influência diante das pessoas;Qual o nome desta MULHER que sofria fluxo de sangue:
Lendo o evangelho de Marcos ele fala em “certa MULHER que”, não se preocupa em falar do nome, parece que o milagre quer mostrar mais a situação da MULHER na época de JESUS do que falar em seu nome.Mateus da mesma forma não se preocupa com o nome dela no texto assim aparece: “E eis que uma MULHER”, e segue a descrição do milagre.Lucas narra deste modo: “E uma MULHER”.Respondendo pelo nome da MULHER que obteve de JESUS o milagre da cura do fluxo de sangue diz que no texto não aparece seu nome, isto vem confirmado pelos três evangelistas, Mateus Marcos e Lucas.
Assim não sabemos o seu nome:
Podemos confirmar que segundo as narrativas, era uma MULHER, que sofria fluxo de sangue havia 12 anos.
(Mateus 9:20)
(E eis que uma MULHER que havia já doze anos padecia de um fluxo de sangue, chegando por detrás dele, tocou a orla de sua roupa;)
(Marcos 5:25)
(E certa MULHER que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue,)
(Lucas 8:43)
(E uma MULHER, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada,)
Um homem precisava de um milagre seu nome era JAIRO;
Uma mulher precisava de um milagre não tinha um NOME;
Este milagre ocorreu ao mesmo tempo da ressurreição da filha de JAIRO.
Três dos Evangelhos nos mostram os dois milagres juntos.A filha de JAIRO tinha doze anos, e esse é exatamente o tempo no qual esta MULHER havia sofrido.
A filha estava à beira da morte, enquanto a MULHER não estava tão distante disso também.
Ela pode ter tido coragem pelo fato de JESUS estar indo com JAIRO; bem como JAIRO pode ter sido encorajado devido a JESUS ter parado no meio do caminho e curado completamente outra pessoa.
Nós não sabemos se JAIRO e a MULHER refletiram sobre isso posteriormente, mas o SENHOR une as pessoas e trabalha para que elas sejam incentivadas pelo que Ele está fazendo por elas.
Entretanto, há muitas diferenças entre JAIRO e esta MULHER.
JAIRO era chefe da sinagoga, uma figura pública na cidade.
Ele foi até JESUS e fez um eloqüente pedido – “Minha filhinha está à morte; vem, impõe as mãos sobre ela, para que seja salva, e viverá.” A MULHER, por outro lado, não tinha nome.
Considerada suja, ela foi por detrás, a fim de tocar a borda das vestes de CRISTO, e então alcançar favor dali. Embora eles fossem tão diferentes, assim como foram diferentes suas formas de chegar ao MESTRE, a graça de CRISTO atingiu poderosamente a ambos, servindo de testemunho de que esta graça pode agir em favor de todos.
O interessante é que a Palavra de DEUS nos diz que os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros; tudo bem que neste texto Mateus 20:16ª falas sobre o Reino de DEUS, más trazendo para os nossos dias atuais e pra esta reflexão, podem dizer que diante de DEUS pra recebermos bênçãos, curas e milagres nesta vida, não é necessário ter grande nome, ser uma pessoa importante na sociedade, ter grande influência diante das pessoas da sua cidade.
Quando nós lemos os textos observamos que, JAIRO chegou primeiro, más só recebeu a sua bênção primeiro a MULHER foi curada.
JAIRO tinha um nome, más não foi o seu nome, ou sua posição social, ou sua influência que comoveu JESUS;
Não adianta nós querermos passar na frente de ninguém, e nem furar fila e nem forçar a porta; DEUS nos entrega a bênção é na hora certa, é na hora de DEUS e nenhum minuto a mais.
JESUS estava diante de dois casos impossíveis de serem resolvidos pelos homens, o primeiro (ressuscitar alguém que tenha morrido) do qual era e será impossível aos os médicos de qualquer época; e o segundo, do qual os médicos da época não estavam conseguindo curar a doze anos: (cura da hemorragia).
Seria de se esperar que a MULHER tivesse confiança para tocar em JESUS para ser curada, porque até então, ele havia realizado inumeráveis milagres de cura; mas como não havia ainda ressuscitado nenhum morto, foi grande a fé que o chefe da sinagoga, JAIRO, teve nEle para que ressuscitasse sua filha dentre os mortos.A cura da hemorragia daquela MULHER ajudaria a fortalecer a fé de JAIRO, porque de tudo o que podemos ver nos relatos paralelos de Marcos e Lucas, tão logo JESUS terminou de encorajar a MULHER que fora curada, dizendo-lhe que a sua fé nEle lhe havia salvado, chegaram pessoas da casa de JAIRO dizendo-lhe que não incomodasse mais ao SENHOR, porque a sua filha tinha realmente morrido.
(Marcos 5:34)
(E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal.)
Percebendo JESUS que estas palavras haviam produzido um golpe em JAIRO, nosso SENHOR lhe encorajou dizendo que não temesse e continuasse crendo.
(Marcos 5:36)
(E JESUS, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente.)
Assim se dá conosco, sempre que recorremos a JESUS em busca de auxílio, porque se Satanás e os demônios não se anteciparem tentando nos dissuadir de importunar o SENHOR, fazendo-o com sugestões dirigidas diretamente às nossas mentes, para que duvidemos e enfraqueçamos na fé, eles o farão através da agência de pessoas, ainda que sejam as da nossa própria casa.Quão importante é pois, ficar firme na nossa fé no SENHOR, e não dar ouvido a qualquer ação contrária à fé que nos venha com o intuito de colocá-la à prova.JAIRO só precisava continuar crendo, pois o seu momento ia chegar; ele chegou primeiro, más era a MULHER sem nome que ia receber o seu milagre primeiro, para que a fé de JAIRO fosse renovada.
CONCLUSÃO:
O que esta MULHER do Fluxo de Sangue e a ressurreição da filha de JAIRO nos ensinam:
Deixando de lado a interpretação detalhada dos milagres, retiremos ensinamento que a MULHER e JAIRO nos propõem:
Ela nos ensina que a fé precisa de uma ação.
(Hebreus 11.1)
(a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem) 
Somente assim vencemos os medos, os fracassos e tudo o que nos impede de chegar até JESUS.Ele sempre está disposto a transformar vidas.A MULHER tomou uma decisão tocar a borda do manto de JESUS, tinha fé que seria curada.
O milagre aconteceu.
A MULHER curada mostra o caminho para JAIRO e diz: Agarre, segure o Mestre e confia crê somente nEle, Ele pode e quer lhe curar e ressuscitar sua filha totalmente dando-lhe vida em abundância.
Pr. Elisandro Gomes 
Ministro do Evangelho do Senhor Jesus Cristo 
Projeto IDE Fazei Discípulos