AMIGOS QUE ME SEGUEM

domingo, 18 de setembro de 2011



GIDEÃO, TOMANDO POSSE DA BENÇÃO

Texto:
E sucedeu que, naquela mesma noite, o SENHOR lhe disse: Levanta-te, e desce ao arraial, porque o tenho dado na tua mão. (Juízes 7:9)
INTRODUÇÃO:
Queridos irmãos leitores deste blog quero me compartilhar algo de DEUS com você.
Ao observar-mos o livro de Juízes na Bíblia sagrada vemos o povo de Israel à nação escolhida, a menina dos olhos de Deus em um estado critico e lastimável, ao lermos Jz 6.12 vemos o anjo do SENHOR assentado debaixo de um carvalho que estava em Ofra e que pertencia a Joás, abiezrita, o anjo do SENHOR estava observando algo, ele estava observando um homem trabalhando malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas.
Aquele homem estava preocupado somente com ele naquele momento, ele colhia o seu trigo e descia para o lagar, ele sabia que no lagar os midianitas não iam procurar trigo, pois no lagar não é lugar de malhar trigo e sim lugar de pisar em uvas para fazer um bom vinho.
(Meu irmão aqui eu aprendo que como os midianitas não procuravam trigo no lagar, pois ficava em baixo e não nas suas vistas, assim somos nós também quando estamos em baixo no lagar trabalhando o inimigo não nos importuna lá no lagar o inimigo não nos vê, mas o SENHOR sempre estará conosco no lagar só nos observando pra nos dar a vitória.)
Quando lemos este texto vemos este homem trabalhado no lugar errado más, porém na hora certa sabe por quê?
Porque Deus estava lá representado pelo seu anjo vendo o sofrimento daquele homem, Ele estava observando seu procedimento seu agir.
Este homem estava preparando o trigo para o plantio do ano seguinte pensando no sustento da sua família e em se próprio, não pensando nos outros que estava escondidos nas cavernas e grutas com medo dos midianitas o seu inimigo, mas DEUS estava observando sua atitude corajosa sua estratégia sua prudência para agir diante das circunstâncias, DEUS o faz uma chamada individual e promete bênçãos não só para ele como também para a nação de Israel.
(Juízes 6:12) - Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso.
(Juízes 6:14) - Então o SENHOR olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?
Meus irmãos a benção de DEUS ela é condicional, para nós sermos abençoados precisamos obedecer ao seu chamado.
(II Crônicas 7:14) - E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
Qual são os chamados de DEUS para nós os seus servos;
(Marcos 16:15) - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
(Marcos 16:16) - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
Não tem benção maior do que a salvação de uma vida;
(Marcos 8:36) -  Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?
(Marcos 8:37) -  Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma?
DEUS estava chamando este homem para um plantio diferente, para um trabalho diferente, não mais na sua lavoura e sim na seara de DEUS.
Você quer bênçãos planta algo pra DEUS e Ele vai mandar bênçãos pro teu seleiro.
A nação de Israel estava oprimida, tudo que eles faziam ou plantavam o inimigo os tiravam ou roubavam, mas Deus estava observando tudo, mesmo sendo eles os causadores daqueles sofrimentos.
Já tinha passado por Israel 4 Juízes;
Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe, irmão de Calebe, mais novo do que ele.  Eúde, filho de Gera, filho de Jemim, homem canhoto.
Sangar, filho de Anate, que feriu a seiscentos homens dos filisteus com uma aguilhada de bois; e também ele libertou a Israel.
Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.
Enquanto aqueles Juízes julgavam Israel a terra ficava sossegada, mas ao falecer os Juízes o povo se prevaricava contra DEUS.
Mesmo assim DEUS estava disposto a cumprir a sua promessa feita a Abraão, Isaque e Jacó.
(Hebreus 11:8) - Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.
(Hebreus 11:9) - Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.
DEUS queria abençoar seu povo por intermédio deste homem.
Este homem era Gideão um homem corajoso e não medroso tinha estratégia para agir, mesmo estando no lugar errado lá em baixo no lagar Deus estava vendo.
(eu não sei como está sua situação neste momento se você está em baixo no lugar errado, mesmo se você estiver no lagar da vida lembre-se Deus está te observando e ti nomeando pra fazer algo em prol do reino Dele).  
Gideão tinha atitude de homem corajoso, mas para tomar posse da benção ele teve que passar por duros testes;

Primeiro – teste da Humildade (Juízes 6:15)  

Segundo – teste da Prudência (Juízes 6:17,28)

Terceiro – teste da Coragem (Juízes 6:25)

Quarto – teste da Obediência (Juízes 6:20,27)

Quinto – teste de estar cheio do Espírito Santo de Deus (Juízes 6:34)

Sexto – teste da Fidelidade a Deus (Juízes 6:27)-(Juízes 8:22,23)

Sétimo – teste da Comunhão com Deus (Juízes 6:36)- (Juízes 7:4,9)

Tenho prá mim que o teste mais complicado para Gideão passar foi o terceiro o teste da coragem, quando Deus ordenou a Gideão que tomasse o boi que pertencia ao seu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e que derrubasse o altar de Baal, que era de seu pai; e cortasse o bosque que estava ao pé dele.
Mas era preciso Gideão ter coragem para executar esta tarefa, pois tinha algo que estava impedindo a benção chegar não só na vida de Gideão mas também na vida de uma nação.
(Eu não sei o que tipo de altar e que bosque tem impedido você receber a sua benção, se você ainda não recebeu a sua vitória é necessário você começar a quebrar tudo que te atrapalha.)
Quem sabe pode ser o altar ou bosque:
  Falta de Humildade;
Falta de Prudência;
Falta de Coragem;
Falta de Obediência;
Falta de estar cheio do Espírito Santo de Deus;
Falta de Fidelidade a Deus;
Falta de Comunhão com Deus;
Gideão teve que derrubar o altar e cortar o bosque para começar a receber a benção de Deus.
(Juízes 6:26) - E edifica ao SENHOR teu Deus um altar no cume deste lugar forte, num lugar conveniente; e toma o segundo boi, e o oferecerás em holocausto com a lenha que cortares do bosque.
  (Juízes 6:34) - Então o Espírito do SENHOR revestiu a Gideão, o qual tocou a buzina, e os abiezritas se ajuntaram após ele.
Gideão começou a ter intimidade com Deus, e fez-lhe dois testes:
Primeiro teste – velo de lã na eira; se o orvalho estiver somente no velo, e toda a terra ficar seca (Juízes 6:37,38)
O velo de lã representa eu e você, quando Gideão disse velo de lã molhado e terra seca ele estava dizendo, se eu estiver molhado do teu Espírito Santo, se eu estiver cheio do teu orvalho poderei molhar a terra seca a minha volta, aqueles que estão sedentos da tua unção da tua palavra que é água viva.
(Eu pergunto a você como esta sua situação, você esta molhado, você esta cheio para molhar a terra seca sedenta pela palavra de Deus, nós os servos do
SENHOR JESUS precisamos estar sempre cheios do poder de DEUS para abençoarmos vidas, para receber-mos bênçãos precisamos ser canais de benção).
(Lucas 6:38) -  Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.  
Segundo teste - rogo-te que só o velo fique seco, e em toda a terra haja o orvalho (Juízes 6:39,40)
Aqui neste segundo teste vemos algo diferente, o velo seco e a terra molhada representam que se a terra está molhada e o velo de lã seco é porque Gideão estava cheio do poder de DEUS e derramou-se sobre a terra molhando-a dando lhe o livramento dos midianitas.
Sempre vai ter alguém seco precisando ser molhado com a palavra de DEUS estejais prontos, pois não sabemos o dia nem à hora.

Conclusão:

Ei você que esta precisando de uma benção de um livramento ou até mesmo de salvação passa nos testes de DEUS e depois faça o teste com Ele pra ver se você vai molhar a terra seca.
(Salmos 24:5) - Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação.
(I Coríntios 3:8) - Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho.
(Colossenses 3:24) -  Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.

Pr. Elisandro Gomes
Ministro do Evangelho do Senhor Jesus Cristo