AMIGOS QUE ME SEGUEM

sábado, 1 de outubro de 2011

FIDELIDADE AO CHAMADO DO SENHOR A PEDRA CENTRAL DO SUCESSO



Texto:
(Mateus 25:14-18)
 Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens.
  E a um deu cinco talentos, e a outros dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.
  E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos.
  Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois.
  Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.

INTRODUÇÂO:

Este texto do Novo Testamento nos mostra Jesus Cristo ensinando uma parábola sobre os talentos ou frutos algo de valor.
Jesus falava nesta parábola de quatro personagens ou quatro pessoas, sendo o primeiro o senhor dos servos, os outros três cada um era uma servo cada um tinha sua capacidade, e foram distribuídos entre os três servos algo de muito valor para o seu senhor.
O primeiro servo recebeu cinco talentos, o segundo servo recebeu dois talentos, e o terceiro servo recebeu um talento. Sabemos que cada um tinha capacidade de ganhar o valor dobrado dos talentos ou produzir frutos segundo suas forças.
Mas sabemos também que para ganhar algo para o Senhor Jesus, precisamos dar algo de nós.
Na obra do Senhor Jesus nós os servos Dele também nos é confiado algo de muito valor para o nosso Senhor Jesus.
O que é de muito valor para o Seu SENHOR que Ele te confiou, e o que você está fazendo para ganhar mais para ele.
Qual é o seu talento?
Qual é a sua missão?
Qual é o seu objetivo?
O que você tem feito em prol da obra de DEUS?

No Antigo Testamento vemos uma história muito parecida com a parábola que Jesus falou dos talentos.

No livro de Rute 1:1-17;
O livro de Rute conta-nos uma história de união que superou as dificuldades que viveram, Noemi sai da sua terra com esposo e filhos se estabelece em uma terra que não era a sua ali seus filhos casam, formam uma família, o tempo passa o esposo morre, os filhos morrem e nesse momento resta-lhes as duas noras, como costume da época ela libera as duas noras para retornar para casa de seus pais, mais nesse ínterim Rute decide ficar com ela. A União em Meio as Adversidades gera grandes talentos, sempre é no memento de crise que devemos trabalhar mais e nunca negociar com o inimigo.
Se formos fieis ao nosso SENHOR na escassez, Ele é fiel com a bonança.
Esse texto nos conta a história de três mulheres, sendo Noemi, Orfa e Rute, mas dentre as três, a que mais se destacou por sua ousadia, coragem, confiança e fidelidade foi Rute.
O nome de Rute significa "visão".
Rute com os olhos da fé vislumbrava um futuro de vitórias e restituição que Deus traria a sua vida, uma verdadeira virada que ela viveria e exaltaria o nome do Senhor.
Aqui nessa história podemos classificar Rute com o servo que recebeu cinco talentos.
Mesmo estando no momento de crise aquele primeiro servo trabalhou foi fiel, teve visão e conquistou outros cincos talentos, mesmo estando no momento de crise Rute acreditou que poderia fazer algo a mais para o SENHOR.
Porque quando Noemi pediu que ela voltasse para a casa de sua mãe, Rute teve uma resposta para Noemi; (Rute 1:16) - Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.
Rute viu que tinha talento, viu que poderia dar muitos frutos para o Reino de DEUS e insistiu em ir com ela para a terra de Judá.
Quando o marido de Rute morreu, ela não tinha filho, filho é fruto e quem dá fruto tem talento, no momento ela era só, mas ela tinha visão tinha esperança tinha uma chamada de DEUS para ser alguém e dar frutos para o reino de DEUS.
Rute recebeu cinco talentos ou ela recebeu cinco frutos, e com estes frutos ou talentos foi fiel ao seu DEUS e ganhou muito mais para o reino de DEUS.

Quais foram os cincos frutos que Rute recebeu?

1 - Boaz gerou de Rute a Obede;
2 - Obede gerou a Jessé;
3 - Jessé gerou ao rei Davi;
4 - Davi gerou a Salomão;
5 – Após Salomão teve 25 gerações e nasceu Jesus Cristo Rei dos Judeus;

Quais foram os frutos que Rute granjeou com aqueles cinco talentos?

1 – O ministério de Jesus Cristo;
2 – A chamada dos dozes discípulos;
3 – A igreja primitiva;
4 – A chamada de Paulo;
5 – O evangelho que chegou até nós, a igreja do Senhor Jesus nos dias de hoje;

Aqui nessa história podemos classificar Noemi com o servo que recebeu dois talentos.
A Bíblia também nos relata que o segundo servo que recebeu os dois talentos trabalhou e ganhou outros dois.
Mesmo estando no momento de crise aquele segundo servo trabalhou foi fiel, acreditou na sua chamada no seu ministério e conseguiu render outros dois.
Aqui vemos Noemi em um momento crucial da sua vida, ela tinha perdido seu marido Elimeleque e posteriormente perdeu seus dois filhos.
Mas aqui vemos uma mulher corajosa, decisiva mesmo estando em crise não pensou duas vezes em voltar para sua terra.
(Rute 1:7) - Por isso saiu do lugar onde estivera, e as suas noras com ela. E, indo elas caminhando, para voltarem para a terra de Judá.
Aqui a história fica interessante sabe por que, quando Noemi e seu marido Elimeleque foram para as terras de Moabe eles tinham dois filhos, Noemi recebeu dois frutos ou filhos, mas logo os seus filhos morreram, mas ela ainda tinha duas noras sem filhos, com seus filhos mortos como ia ganhar outros dois frutos, já avançada em idade não tinha nenhuma condição para dar mais frutos.
(Rute 1:12) - Voltai, filhas minhas, ide-vos embora, que já mui velha sou para ter marido; ainda quando eu dissesse: Tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido e ainda tivesse filhos.

Quais foram os dois frutos que Noemi recebeu?

1 – Malom
2 – Quiliom

Quais foram os frutos que Noemi granjeou com aqueles dois talentos?

1 – Rute, a Noemi recebeu como sua filha;
2 – Obede, a Noemi nasceu um filho;

Aqui nessa história podemos classificar Orfa com o servo que recebeu um talento.
A Bíblia conta nos a história que o terceiro servo recebeu um talento segundo a sua capacidade, mas com medo de não conseguir granjear outro foi e escondeu o seu talento, cavando na terra.
Aquele momento era de crise este servo sentiu o peso da sua responsabilidade, de fazer render algo para o seu senhor, o que ele não sabia era que ele tinha capacidade de ganhar outro talento, pois foi confiado a ele de ganhar algo(Mateus 25:14-15) e a outro um, a cada um  segundo a sua capacidade,ele foi covarde, medroso não trabalhou segundo a sua capacidade.

Qual foi o talento que Orfa recebeu?

1 – Sendo moabita casou se com um hebreu e teve a oportunidade de dar fruto para a nação de Israel;

E porque não granjeou outro fruto com sua capacidade?

1 – Ela foi covarde, preferiu voltar para a casa de sua mãe e enterrar seu talento, teve medo de deixar sua terra e ir para uma terra distante.
Orfa opinou  por seguir  um caminho imaginando ser  o melhor  sabe  o que  vejo em sua  opção  ela  perdeu a oportunidade de se  fazer historia  quem sabe  hoje  este  livro  não  poderia  ser  o de  Rute e Orfa  desapareceu da  historia  aprendo que  pessoas que  fazem escolhas erradas  desaparecem da  historia  que  Deus  tem para  a  vida deles.
(Provérbios 16.25) - Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte.




CONCLUSÃO:

A parábola dos talentos nos mostra que nosso galardão no céu, dependerá de nossa fidelidade e nosso serviço aqui.
O talento representa nossas aptidões, vocação, tempo, recurso financeiro e oportunidades para servir ao Senhor, enquanto estamos aqui na terra. Todas estas coisas nos foram dadas por Deus. Ele nos confiou para administrarmos, da maneira mais sabia possível.
Jesus nos ensina um princípio importante sobre o nosso galardão no céu. O que cada um receberá no futuro reino de Deus, vai depender da porção daquele reino, que ele já possui agora.
Sua posição e herança no céu, serão proporcionais à sua atual dedicação e consagração às coisas de Deus e do seu reino aqui.
Deus o nosso Senhor confiou algo a mim e a você não sei qual é o seu talento e nem quantos talentos você recebeu do seu Senhor Jesus Cristo.
O que você recebeu das mãos do seu SENHOR é algo de muito valor para Ele, e você recebeu segundo a sua capacidade;
 Se foram cinco talentos vai a luta trabalhe e ganhe outros cinco talentos, faça como Rute não desista;
Se foi dois talentos vai a luta trabalhe e ganhe outros dois talentos, faça como Noemi não se dê por vencido(a);
 Se for um talento vai a luta trabalhe e ganhe outro talento, não faça como Orfa não seja medroso ou covarde; 

DEUS o seu Senhor conta comigo e com você, um dia Ele vai voltar e requerer os talentos de nossas mãos, Ele te confiou algo é porque você tem capacidade...
 
E LEMBRE-SE TODA ESCOLHA TEM UMA CONSEQUÊNCIA, SEJA BOA OU RUIM,
ESCOLHA ESTÁ NO CENTRO DA VONTADE DE DEUS, AINDA QUE TENHA QUE CHORAR COMO DIZ O HINO: AINDA QUE PRA TE SERVIR JESUS EU TENHA QUE CHORAR, TE SEGUIREI PORQUE COMIGO ESTARÁS, SOFRER CONTIGO É BEM MELHOR DO QUE ERRAR.

Amém!


Pr. Elisandro Gomes
Ministro do Evangelho do Senhor Jesus Cristo

Um comentário:

  1. Irmão Elisandro
    A Paz do Senhor

    Fiz uma visita no blog do senhor e achei interessante. Estou me tornando seguidor de seu blog e gostaria que o irmão visitasse o meu blog também e torna-se seguidor dele. O meu blog possui estudos bíblicos e notícias religiosas que saem na imprensa. O irmão vai gostar. Deus abençoe.

    Rafael Carlos
    fidelidadeajesus.blogspot.com

    ResponderExcluir